terça-feira, dezembro 13

de pequenos-grandes gestos

É uma das lembranças mais lindas da minha infância. Das mais doces, mais ternas, mais coloridas.

Eu e meu irmão tínhamos viajado com nossos avós e, quando voltamos, encontramos minha mãe a nossa espera com aquele que é, até hoje, um dos melhores presentes que já ganhei na vida. Um daqueles que ficaram guardados na memória, aconchegados num cantinho especial da alma, e cuja simples lembrança já basta para me fazer aquecer o coração.

Ela mesma tinha feito, dispondo de criatividade, carinho e materiais à mão, uma casa de bonecas, de papelão, se bem me lembro de dois andares, com os cômodos divididinhos, colorida. Linda, linda.

A lembrança, por incrível que pareça, vem à mente como se tivesse acontecido no mês passado. Lembro do momento, da sensação, da atmosfera. Se fechar os olhos, ainda agora. A noite escura, o corredor da casa onde morávamos, a luz amarela iluminando o quintal. Minha mãe nos esperando na porta. E a casinha. Linda, porque era linda. E porque era nossa. Feita para nós, e para mais ninguém.

Ainda hoje me lembro, e eu tinha o quê? Talvez seis, sete anos. Muito, muito tempo atrás.
Acho (disso eu já não consigo me lembrar) que nós queríamos uma casinha para acomodar nossos bonequinhos de playmobil (alguém se lembra??) e minha mãe, ao invés de comprar uma casinha pronta, toda perfeitinha e impecavelmente impessoal, resolveu fazer uma ela mesma. Um gesto de amor, de dedicação, de carinho que até hoje me emociona e me aconchega a alma. Tão simples e tão imenso.

Pode parecer bobagem, contado assim. Mas teve um significado enorme.
Porque é por causa de atitudes como essa que hoje eu entendo a vida da forma como entendo. Que dou valor às coisas não pelo que elas são, ou pelo que valem. Mas pelo que significam.
E vou fazendo dessa a minha verdade. Porque acho que só sei viver assim.
Na contramão do mundo, do consumismo, da superficialidade.
No caminho da ternura.
E, afinal, não tem caminho mais doce e colorido pra gente caminhar nessa vida.


Imagem: http://www.bombonieredelikatessen.blogger.com.br