quinta-feira, maio 11

Partindo do Princípio



Rede de mulheres faz ação pública pelo parto normal em seis capitais no Dia das Mães

No mês em que se comemora o Dia das Mães e a Semana Mundial de Respeito ao Nascimento, a rede Parto do Princípio, que reúne 200 ativistas em 13 estados brasileiros, vai às ruas para homenagear as mães brasileiras e incentivar uma nova forma de gestar, parir e nascer. A ação coordenada acontece no sábado, dia 13 de maio, em São Paulo (Parque Ibirapuera – das 14:30 às 17 hs), Rio de Janeiro (Parque dos Patins – das 11 às 14 hs), Recife (Parque da Jaqueira – das 15:30) e Porto Alegre (Parque da Redenção – das 11 às 13 hs). Em Salvador o evento ocorrerá no final da passarela que liga a Rodoviária com o Shopping Iguatemi, ocorrendo em frente a entrada do mesmo, das 12:00 hs as 13:30 hs, marcando, também, o lançamento do Núcleo Salvador do Parto do Princípio, que atenderá pelo telefone (71) 3334-5346. O evento terá a participação da Dep. Estadual Lidice da Mata. As ativistas estarão vestidas com a camiseta da Parto do Princípio e vão dar um presente para as mulheres em homenagem ao Dia das Mães. Haverá também a distribuição de panfletos de incentivo ao parto normal ativo e protesto contra o uso indiscriminado da cesariana no Brasil.
A ação também divulgará o novo site da rede (
http://www.partodoprincipio.com.br/), que reestréia esta semana totalmente reformulado: novo layout, novos artigos (que exploram a fundo a questão da dor do parto), novas seções (notícias, relatos de partos, entre outras) e uma entrevista exclusiva com Renata Dias Gomes, neta de dois gênios da dramaturgia brasileira, Janete Clair e Dias Gomes. Ela fala sobre seu parto natural hospitalar, seu ativismo pró-parto-normal e a vida como roteirista de telenovelas.
O novo site está lançando ainda a Campanha pelo Fim da Taxa do Acompanhante nas Maternidades Particulares, que pretende levar um abaixo-assinado ao Congresso Nacional, pedindo que a Lei do Acompanhante (recém-aprovada para o SUS, garantindo a presença acompanhante no momento do parto) passe a valer também para os hospitais privados, sem custos para a gestante.
A ação pública e o novo site representam a participação ‘antecipada’ da Parto do Princípio na Semana Mundial de Respeito ao Nascimento, promovida pela ONG francesa AFAR (
http://www.smar.info/), que acontece de 15 e 21 de maio, em diversos países da Europa e na Argentina. O objetivo geral do movimento é protestar contra o uso excessivo de intervenções médicas no momento do nascimento, os desnecessários protocolos hospitalares e a industrialização do processo de nascimento.


Ficha Técnica

SÃO PAULO
Local: Parque do Ibirapuera – Praça do Porquinho – portão 6
Horário: das 14:30 às 17 hs
Atrações: Cris Balzano promoverá um alongamento ou yoga para gestantes no parque

RIO DE JANEIRO
Local: Parque dos Patins - Lagoa
Horário: de 11:00 às 14:00
Atrações: Apresentação de dança de um grupo de gestantes da Casa de Parto de Realengo

RECIFE
Local: Parque da Jaqueira
Horário: de 15:30 às 17:00

PORTO ALEGRE
Local: Parque da Redenção
Horário: de 11:00 às 13:00
Atrações: estarão o dia todo no parque da Redenção com uma barraquinha juntamente com a Rehuna

SALVADOR
Local: Em frente ao Shopping Iguatemi, final da passarela entre a Rodoviária e o Shopping Horário: de 12:00 às 13:30



Eu vou estar lá. Eu, maridão e as pimentinhas. Partindo desse princípio maravilhoso.
Quem quiser partir com a gente, estamos de braços abertos.